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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

projeto meu amigo Gibi

Introdução
De acordo com as pesquisas mais recentes, as histórias em quadrinhos têm sido utilizadas como um recurso de apoio didático no processo de alfabetização e outros níveis de ensino.                 
A História em Quadrinhos (HQ) tem como marco inicial a arte rupestre na caverna Altamira, Espanha. Aquelas representações pictóricas serviam para ensinar aos caçadores mais novos como realizara a captura de animal. Mesmo sendo um conjunto de desenhos dispostos em seqüência, de modo a formar uma narrativa visual, observemos uma informação sob forma de história, sendo assim, os quatorzes ilustrações que encontramos na Via Sacra e que adornam as capelas são uma HQ.
A HQ moderna, com a adesão de balões de fala e produto da indústria cultural, surgiu em 1895, na tira YELLOW KID (menino amarelo) publicada no NEW YORK JOURNAL. Desde então não há um só país que não tenha, em algum momento, publicado esse tipo de material.
As HQS podem ser publicadas em qualquer mídia impressa ou eletrônica, são conhecidas popularmente no Brasil como Gibis, por causa do lançamento da revista Gibi, EM 1940. A obra de maior sucesso em nosso país é sem duvida, a Turma da Mônica, de Maurício de Souza, desde 1959
    Justificativa
Por serem excelentes ferramentas na alfabetização e no desenvolvimento da cultura visual, lingüística e ética é que a EMEF Francisco Sales de Carvalho elaborou o projeto Meu Amigo Gibi a ser desenvolvido com os alunos de 2º ano. As atividades e conteúdos propostos permitirão principalmente conhecer as características de um Gibi, os diferentes personagens, as onomatopéias contidas nas HQ ,os tipos de balões, as expressões do rosto dos personagens, a leitura de imagens, a seqüência dos quadrinhos, apreciar a leitura por prazer, para se divertir, desenvolvendo comportamentos leitores e escritores dessas crianças que fazem parte de uma comunidade carente (Córrego da Forquilha ll, situada a 12km de Jijoca de Jericoacoara) em que as famílias em sua maioria apresentam pais e avós analfabetos, sem nenhum recurso de leitura em casa.
Procuramos com esse trabalho resgatar o hábito de leitura, pois é de suma importância para o desenvolvimento de nosso educando. O mesmo irá motivar, incentivar, estimular a concentração, a curiosidade e o raciocínio lógico, portanto desmistificar a idéia  de que ler é ruim.


 OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos que cursam o 2º ano conhecerem títulos diversificados de Gibis, despertando o interesse e prazer pela leitura, intensificando seu hábito.
            OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Incentivar a leitura e torná-la um ato prazeroso e significado;
·         Conhecer personagens consagrados das Histórias em Quadrinhos bem como seus autores: Maurício de Souza, Mônica, Cebolinha, Mickey, etc.
·         Criar momentos de integração entre alunos e pais;
·         Desenvolver habilidades de leitura, compreensão e produção textual.
            Conteúdo     
ü  Gênero textual-História em quadrinhos, biografia e descrição;
ü  Leitura e compreensão;
ü  Produção textual.
ü  Revisão textual da fala do personagem Chico Bento.
ü  Pontuação;
ü  Tipos balões;
ü  Onomatopéias;
ü  Dicionário;
ü  Produção não verbal;
ü  Localização;
ü  Tirinhas;  
Reorganização de tirinhas; 
      Sequencia de imagens;


Etapas
·         Selecionar vários títulos de Gibis correspondentes ao número de alunos;
·         Leitura diária de Gibis: cada aluno escolherá um Gibi, do personagem que quiser, ao terminar todas as histórias, escolherá outro e assim sucessivamente.
·         Seleção de histórias para exploração textual e escrita;
·         Apresentação e descrição de personagens;
·         Estudo da biografia de Maurício de Souza como ícone das historinhas em quadrinho;
·         Escolha do Gibi e personagem preferido da turma;
·         Criação e organização de uma gibiteca em sala;
·         Produção de uma carta para os personagens, autor ou um amigo incentivando a leitura;
·         Exibição de filmes;
·         Leitura dramatizada.
·         Culminância do projeto com a exposição de todas as atividades realizada (Gibis, materiais utilizados) para as turmas do1º ao 5º ano, pais e comunidade em geral;
DURAÇÃO
Fevereiro a dezembro de 2011.
            INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
·         Observação no momento em que os alunos estiverem lendo atentando para: concentração, interesse e compreensão, participação e curiosidade no momento das atividades;
·         Registros de atividades realizadas, fotos, etc;
·         Relatório do desenvolvimento do projeto.

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