Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

H.S- O PATINHO BONITO


O PATINHO BONITO
AUTOR: MARCELO COELHO.

Era uma vez um pato chamado Milton. Sei que Milton não é nome de pato. Mas já vai saber por que ele se chama assim. Quando ele nasceu, todos tiveram a maior surpresa. Aliás, não foi quando ele nasceu, foi quando viram o ovo de onde ele nasceria.Não era ovo de pato comum. Era meio azulado e brilhante. A casca era meio azul. Os pais de Milton, quando viram o ovo no ninho, foram logo perguntando:
_ Mas o que é que esse ovo está fazendo aqui?_ Isso não é ovo de pato.
Ouve uma grande discussão. E acharam melhor esperar para ver o que acontecia.
Um dia a casca se quebrou e de lá saiu um lindo patinho. Era azul?Não, não era. Era um patinho normal. Só que muito mais bonito do que os outros, e os patos sabiam disso. Acharam o patinho tão bonito que resolveram que não era justo dar para ele um nome qualquer. Ele era diferente. Era mais bonito. Como é que poderia ter um nome comum, como “Quá-Quá” ou “Quem-Quem”? A mãe então decidiu que  se chamaria  Milton.
Todos acharam muito estranho, mas acabaram concordando que um patinho tão bonito merecia um nome especial.
O tempo foi passando e Milton era o patinho mais bonito da escola.. Todos olhavam para ele e diziam: “como ele é bonito!” ele se olhava no espelho e dizia: “como eu sou bonito!” e ficava pensando: “ sou tão bonito que talvez eu nem seja um pato de verdade. Tenho até um nome diferente. Meu ovo era azul. Eu me chamo Milton. Quem sabe eu sou gente?”
E Milton começou a ficar meio besta. Diziam: “Milton, vem nadar!” ele respondia: “eu não. Pensam que sou pato como vocês?” todos os patos começaram a achar o Milton meio chato. Ele foi ficando sozinho. E dizia: “não faz mal. Sou mais bonito. Vou terminar na televisão. Vou ser o maior galã.”
Uma noite Milton resolveu fugir de casa. Foi até a cidade para tentar entrar na televisão. Chegando lá foi logo dizendo: “ Eu me chamo Milton. Além de bonito, tenho jeito para ser ator de novela”. Juntou gente em volta._ Hi! Não enche! Você está é fantasiado de pato!_ disse alguém.
_ Mas você não ver que eu sou um pato de verdade?Se eu tivesse usando roupa de pato, eu seria da sua altura. Mas eu sou baixinho como um pato! Como um pato de verdade!
_ Então como é que você sabe falar?
_ Mas os patos falam! _ disse Milton, quase chorando.
_ Não vem com essa, ô malandro_ disse um guarda que estava ali por perto. Você é um pato mecânico. E o guarda foi logo agarrando o Milton para arrancar a cabeça e ver o que tinha dentro.
_ Me larga! Me larga! _ gritava Milton. – eu sou um pato!Um pato de verdade! Sou um PATO! Um PATOOOOOO...
De repente Milton teve uma estremeção. Abriu os olhos e viu que estava em casa. Ele tinha sonhado. E agradeceu dizendo: “puxa, ainda bem que sou um pato como todos os outros! Ainda bem!
                                                                                     MARCELO COELHO
01. Como se chamava o patinho bonito?
(    ) Qua-Quá.
(    ) Mário.
(    ) Milton.
(    ) Quem- Quém.
02. Qual era a diferença entre o ovo que nasceria Milton e o ovo dos outros patinhos?
(    ) era comprido.                            (     )  era azul.
(    ) era feio.                                       (     )  era quadrado.
03. Por que a mãe de Milton decidiu dar para ele esse nome?
(    ) porque ele era diferente.
(    ) porque ele era pequeno.
(     ) porque tinha nascido azul.
(    ) porque era mais danado que os outros patinhos.
04. Por ser mais bonito que os outros patinhos, como Milton começou a ficar?
(    ) alegre.                                      (    ) iguinorante.
(     ) triste.                                        (    ) chato.
05. O que fez Milton querer ser um pato de verdade?
(    ) os conselhos da mãe.
(    ) a surra que levou do pai.
(    ) o sonho assustador que teve.
(    ) o abandono dos outros patinhos.
06. É hora de ilustrar! Imagine a maneira que Milton acordou do sonho e registre no espaço abaixo.

2 comentários: