Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

H.S-O TAPETE DE FUXICO


AUTORA: ANDRÉA CASTRO ALVES
ILUSTRADORA: DÉBORA CAVALCANTE

O TAPETE DE FUXICO

Era uma tarde muito quente e Lilico foi tomar banho no riacho. Tirou a camisa, jogou a bermuda perto da goiabeira e nadou despreocupadamente.
            Estava boiando na água  quando ouviu um barulho: PLAFT! Bem ao seu lado surgiu um tapete de fuxico  com um colorido hipnotizador.
            Quando percebeu já estava estava deitado no tapete. De repente o tapete começou a voar e Lilico olhou para baixo e gritou: socorro!!! então ouviu:
            __ Você está falando muito alto, menino! Assustado, perguntou de quem era aquela voz. O tapete voador logo respondeu: _ É minha estou te levando para conhecer lugares fantásticos do nosso ceará.
             Daí a pouco os olhos de Lilico se encantaram com aquelas dunas brancas, sentiu vontade de passear nas jangadas da praia de Jericoacoara. Mas o tapete passou bem no meio da pedra furada.
            Mas à frente o menino avistou uma imensidão  de terra dura e alaranjada. Eram as falésias de canoa quebrada. O céu estava com um colorido que ele nunca tinha visto.
            Já era noite  e Lilico começou a sentir frio. Estava na serra, em Guaramiranga, conhecida como a cidade das flores.
            Ao abrir os olhos, Lilico viu uma enorme estátua. Era padre Cícero e aos seus pés, centenas de romeiros rogando por proteção. E o tapete o levou para conhecer uma outra igreja.
            Chegaram em viçosa, avistando os 360 degraus que levam até a igreja. Lilico ficou encantado com os jardins, com o casario antigo e colorido e pensou como deveria ser maravilhoso morar em uma cidade tão bonita. Mas lembrou também das grandes cidades.
            Chegaram ao calçadão da Beira-Mar. Era tanta gente andando, diversas barraquinhas com artesanato, que Lilico sentiu vontade de  trazer tudo aquilo no bolso para lembrar de fortaleza.
            O tapete disse que estava perto de terminar o passeio, então ele tinha que prestar atenção nas pedras que ele visse no caminho. O menino viu uma pedra, que mais parecia uma galinha gigante. Estavam na cidade de Quixadá e ele olhava para a pedra da galinha choca. Ficou admirado com o tanto de água do açude do cedro e, fechando os olhos, lembrou do riacho que costumava tomar banho.
            A saudade o levou novamente para  o riacho perto da goiabeira. Lilico deu mais um mergulho na água, depois do imenso mergulho na sua imaginação, que o fez viajar por lugares tão lindos do nosso ceará.



ANDRÉA CASTRO ALVES
Desde criança convivi com muitos livros. Eles estavam nas estantes, nos corredores e quartos da minha casa...
Na hora da refeição  o sabor da comida se misturava ao sabor dos contos, poemas e crônicas que meu pai contava. Então cresci e esse brincar com as palavras foi me acompanhando.

AUTORA: ANDRÉA CASTRO ALVES
ILUSTRADORA: DÉBORA CAVALCANTE

O TAPETE DE FUXICO
 01. A historia está escrita em:
(    )parágrafos                     (    ) quadrinhos                   (    )estrofes
02. Onde lilico costumava se banhar?
(     ) no açude do cedro
(     ) na praia de jericoacoara
(    ) no riacho perto da goiabeira
(     ) na canoa quebrada
03. O que aconteceu quando Lilico estava se banhando no riacho?
(    ) avistou  a pedra furada
(    ) apareceu um fantasma
(     ) apareceu um tapete voador
(    ) apareceu um tapete de fuxico voador
04. De acordo com o texto, qual é a cor do tapete?
 (    ) Vermelho
(     ) verde
(     ) colorido
(     ) preto
05. De acordo com texto, o que quer dizer a frase: Lilico deu mais um mergulho na sua imaginação”.
(     ) Lilico visitou os lugares de verdade
(     ) Lilico visitou os lugares apenas na imaginação.
(     ) Lilico imaginou que estava tomando banho no riacho
(     ) Lilico imaginou que tinha tirado a blusa.
06. É hora de ilustrar! Imagine a hora em que o tapete passou por  dentro da pedra furada e desenhe no retângulo abaixo.




07. Você tem vontade de passear em um tapete de fuxico voador e conhecer vários lugares?
Então escreva um convite para o tapete e conheça lugares bonitos igual o menino  Lilico. Não esqueça de colocar o local que o tapete deve lhe pegar, o horário e a data, ou então ele não saber quando passear com você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário