Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

H.S- DONA COTINHA, TOM E GATO JOCA

Dona Cotinha, tom e Gato Joca


Em frente a minha casa tem outra
Casa, pequena, de madeira, azul
Com janelas brancas. Está  no fim
De um terreno enorme com muitas
Árvores. Para mim aquilo é o que
Chamam de floresta. Tom diz
Que é um quintal. Ali mora dona
Cotinha, uma velhinha que tem
Cabelos lilás e dirige um fusquinha
Vermelho. Esse passou a ser meu
Esconderijo. Dona cotinha sempre
Aparece com um prato de comida. Diz:
_ vem, gatinho. Olha só o que
 eu trouxe para você.
Sou premiado com sardinha fresca,
Atum, macarrão. Tenho engordado
Além da conta. Dia desses estava
Tomando sol e ouvi o tom me chamar.
O danado sentiu o meu cheiro e
Descobriu meu segredo. Ele estava
No portão quando chegou dona
Cotinha, no seu fusquinha.
_ Bom dia, menino _ disse ela.
Já que está em frente a minha casa,
Faça uma gentileza e abra o portão.
Tom obedeceu. Dona cotinha
Afogou minha cabeça e perguntou:
_ Este gatinho é seu?
_ Sim, senhora.
_ Ele é muito educado.
_ Obrigado. _ Disse eu, na minha
Voz de gato.
_ No primeiro dia que eu vi por
Aqui, ele encontrou na casa e cheirou
Tudo. Agora, sempre deixou uma
Comidinha para ele!
_ Ah! Mas o joca não come comida
De gente, não, senhora. Só come
ração _disse o tom.
_ Come, sim, meu filho. E come
de tudo.
D. cotinha acabava de
Denunciar minha gula e  o aumento
De peso. Continuou:
- passe aqui no fim da tarde. Faço
Um bolo de fubá com cobertura de
Chocolate que é de dar água na boca.
Com água na boca fiquei eu.
Naquela tarde voltamos a casa de
D. Cotinha ela foi logo mostrando
Pro tom uma coleção de carrinhos
Antigos. Era do filho dela, que
Morreu bem pequeno. Depois
Nos levou para uma sala repleta
De livros. Tom ficou de boca
Aberta e perguntou:
_ A senhora já leu todos
Esses livros?
_ Praticamente todos. Ler foi a minha
Diversão, meu bom vicio. Infelizmente
Meus olhos não ajudam mais. Essa
Pilha que você está vendo aqui ainda
Nem foi tocada.
   Tom começou a ler em voz alta,                   
E sua voz encheu a sala de seres
Fantásticos. O tempo parou.
  Desse dia em diante, a tardinha,
Eu e o Tom tinhamos uma missão.  
Abrir os livros de dona Cotinha
E deixar os personagens passearem
Pela a casa mágica, no meio da floresta
Da cidade de pedra.
                                           (CLÉO BUSSATO,autora deste escrito e escritora e contadora de História)

01. DONA COTINHA, PARA ESQUECER A MORTE DE SEU FILHO, TINHA COMO VÍCIO:
(A) COMER                (B) DIRIGIR      (B) LER      ( D) COZINHAR
02. MARQUE AS OPÇÕES QUE DESCREVEM DONA COTINHA:
(    ) RUIM                                      (    ) DIRIGE UM FUSQUINHA PRETO
(    ) SOLIDÁRIA                               (     ) DETESTA LER
(    ) TEM CABELO LILÁS                    (     ) TEM PROBLEMA DE VISÃO
03. TOM QUE ERA O DONO DO GATO JOCA, DESCOBRIU O ESCONDERIJO DE JOCA QUE ERA:
(     ) A CASA DE DONA COTINHA.
(    ) A FLORESTA.
(   ) O QUINTAL DE DONA COTINHA.
(    ) O FUSQUINHA DE DONA COTINHA.
QUAL ERA O GRANDE SEGREDO DO GATO JOCA?
(    ) QUE COMIA SOMENTE RAÇÃO.
(    ) QUE ADORAVA LER OS LIVROS DE DONA  COTINHA.
(    ) QUE ADORAVA OUTRAS COMIDAS, ALÉM DA  RAÇÃO.
(    ) QUE ADORAVA FICAR NO QUINTAL.
FAÇA UM DESENHO E UMA FRASE SOBRE:
DONA COTINHA:


TOM:


GATO JOCA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário