Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudo das características da turma da mônica

MÔNICA

Mônica é o personagem mais conhecido de Mauricio de Sousa. Representa uma menina forte, decidida, que não leva desaforo pra casa mas, ao mesmo tempo, tem momentos de feminilidade e poesia.
Mora com os pais, tem um cãozinho chamado Monicão e vive pra baixo e pra cima agarrada a um coelho de pelúcia. E este coelho, que ela trata com todo o carinho, também serve de "arma" contra os meninos. Principalmente o Cebolinha e o Cascão, que não param de "aprontar" com ela. Dai levam cada coelhada que vou te contar.
Foi criada em 1963, baseada na filhinha do Mauricio, com o mesmo nome. No início, saía nas tiras do Cebolinha, nos jornais.
Depois começou a "roubar a cena" e ganhou sua revista própria em 1970. Desde essa época, é uma das revistas que mais se vendem no país.
Hoje, além dos quadrinhos - onde aparece na história como líder imbatível e dona absoluta da rua - Mônica é estrela de cinema, teatro, tem vários produtos que levam seu nome, faz campanhas educativas e comerciais de tevê. Estrela mais versátil, impossível.

CEBOLINHA 
                                                UM GALOTO DIFELENTE
Cebola, um garoto de cabelos espetados que, quando falava, trocava o “R” pelo “L”, existiu mesmo, fazia parte de uma turma de garotos, lá de Mogi das Cruzes, e acabou emprestando suas características para o Cebolinha, personagem criado em 1960 por Mauricio de Sousa.
Ele já foi mais gordinho, mais crescidinho e até mais cabeludo, mas sempre com o mesmo jeito “englaçado” de falar. Parceiro de aventuras - ou seria melhor dizer “vítima”? - da Mônica, a quem vive tentando derrotar com seus “planos infalíveis”, Cebolinha teve a sua revista lançada em 1973 e nas horas vagas também é astro de tevê, cinema e teatro.
             
              CASCÃO


Cascão nasceu em 1961, baseado nas recordações de infância do próprio Mauricio.
Ele conta que, no início, teve receio da reação do público para com este personagem com uma certa “mania de sujeira”. A aceitação, entretanto, foi imediata e a popularidade cresceu tanto que desde agosto de 1982, Cascão tem sua própria revista.



MAGALI



Magali é outro personagem baseado em pessoa real.
A Magali real é filha do Mauricio (como a Mônica e a Maria Cebolinha ) e a Magali personagem é uma das criações mais simpáticas e conhecidas da turma.
A de verdade comia uma melancia inteira em criança. Daí o personagem seguir seus hábitos.
Mas apesar desse apetite todo, Magali continua elegante e feminina.
É a única que não vive brigando com a Mônica.
Tem um gato, o Mingau, e vive com os pais.

BIDU


Cãozinho de estimação do Franjinha.
Acompanha as aventuras da Turminha como um cãozinho fiel. Mas de vez em quando tem suas próprias histórias, onde fala com objetos e outros animais.
"Nasceu" em 1959, juntamente com o Franjinha, nas páginas da Folha de São Paulo. E como foi o primeiro personagem de sucesso do Mauricio, até hoje é o símbolo da Mauricio de Sousa Produções.
Como vemos, o Mauricio também se mantém fiel a ele.
FRANJINHA



Franjinha é um menino inteligente e curioso, sempre envolvido com pesquisas e invenções.
Tem mais de dez anos, vai à escola e é um amigão da turma toda. Mas às vezes, com a mania de tentar ajudar o Cebolinha ou o Cascãocontra a Mônica, inventa coisas incríveis e que nem sempre dão certo. Daí até ele leva coelhadas.
Tem seu "laboratório" num galpãozinho no fundo do quintal.
Nas histórias em quadrinhos do Mauricio, foi o primeiro personagem criado comercialmente, ao lado do seu cãozinho Bidu. Suas aventuras foram lançadas em tiras no Jornal Folha de São Paulo a partir de 1959. E nas tiras do Bidu e Franjinha nasceu, tempos depois, o Cebolinha. Que, em seguida, ganhou sua própria série.
SANSÃO


Coelhinho de pelúcia azul, inanimado, é o bichinho de estimação da Mônica.
Criado em 1963, sua primeira aparição foi junto com sua dona, na tira do Cebolinha (nº 18) do jornal "Folha de São Paulo".
Ao criar o Sansão, Mauricio inspirou-se no verdadeiro coelho de pano, que a própria Mônica, sua filha, arrastava pela casa quando tinha 2 anos. Na realidade, era amarelo, recheado de palha, grandão e pesado. Dele não sobrou quase nada.
O segundo Sansão veio quando Mônica, aos 7 anos, apresentou-se com seu pai - Mauricio de Sousa - num programa de TV, e foi presenteada com um coelho de pelúcia azul, que ela guarda até hoje.
No início, o Sansão dos quadrinhos não tinha nome, o qual foi escolhido em 1983, através da sugestão de uma menina de 2 anos, chamada Roberta Carpi, de Ribeirão Preto.
A primeira história em que o Sansão apareceu com seu nome definitivo foi intitulada "Tum Dum Tum Dum Tum Dum", na revista "Mônica" nº 161, em setembro de 1983.
ANJINHO

O Anjinho das historinhas da Mônica é um anjo de verdade, que desceu das nuvens para se misturar com as crianças e protegê-las de algum acidente, se possível.
Seu maior problema é quando a turma de moleques apronta com a Mônica. Daí não consegue evitar as coelhadas que Mônica distribui a torto e direito nos meninos. Às vezes sobra até para ele.
Volta e meia tem que dar uma subidinha para "receber ordens". Mas volta correndinho para continuar brincando de moleque com a Turma.


 CHICO BENTO


Chico Bento, criado em 1961, teve como modelo um tio-avô de Mauricio, sobre quem ele ouvia muitas histórias contadas pela sua avó.
Em agosto de 1982, foi lançada a primeira revista, onde a Turma da Roça, entre eles a Rosinha, namorada do Chico Bento, o Zé LeléHiro, oZé da Roça, a professora Dona Marocas, o padre Lino e vários outros personagens vivem divertidas histórias num ambiente gostoso e pacato do interior.
ROSINHA

Menina da roça, bonita e decidida, é um encanto
 para os olhos do Chico Bento, com quem mantém um namorinho tímido, cheio de olhares e mimos.








7 comentários:

  1. Faltou o Xaveco , Infelizmente não me ajudou ! , Mas Pelo Menos Me Ajudou com a Magali e a Mônica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E faltou mesmo e faltou a Maria casacuda Titi e Maria cebola dona cebola dudu eu amo ele mais ajudou todo e parabéns 👏👏👏👏

      Excluir
  2. Obrigada por me ajudar com CEBOLINHA

    ResponderExcluir
  3. E eu ajudei a minha filha na lição de casa e ela acabou agora ela tá lendo a revista da turma da Monica jovem e crianças e ela não para de fala disso

    ResponderExcluir